segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Projeto "Trilhando Horizontes" realiza última etapa

Uma missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus, da Paróquia Divino Espírito Santo, Catedral, deu início à última etapa do projeto Trilhando Horizontes, que tem como objetivo auxiliar os jovens na confecção de um projeto de vida.
Na última etapa, os jovens receberam perguntas referentes ao seu projeto pessoal de vida. Por isso, na parte da manhã, a primeira atividade após a missa foi relatar, de forma espontânea, o que já tinham conseguido pensar e escrever no seu projeto de vida. Também se avaliou diversas letras de músicas que falavam sobre o sentido da vida, amizade, solidariedade e fé. As frases poderiam depois ser usadas como motivadoras do projeto pessoal.
Na parte da tarde houve conversas em pequenos grupos sobre dificuldades encontradas na elaboração do projeto, bem como as preocupações e alegrias do jovem na atualidade. Nos pequenos grupos cada um assumiu um compromisso de mudar alguma coisa em seu modo de agir para alcançar os seus objetivos.
Todo o encontro foi acompanhado por assessores adultos (tios e integrantes do SAV) que marcaram presença nas reflexões dos pequenos grupos e, como última atividade, se propuseram a uma conversa individual em um primeiro exercício de acompanhamento do projeto pessoal de vida.
Encerrando as três etapas, lembramos que foram os grupos das paróquias de Cruz Alta, Paróquia Nossa Senhora de Fátima (JUPI e JUPAC), Paróquia Divino Espírito Santo - Catedral (GJEC, Peregrinos e SCJ) e Paróquia Imaculada Conceição ( JUPC e GRUJAC) que realizaram o primeiro Trilhando Horizontes da Diocese de Cruz Alta, sendo que no próximo ano esta atividade acontecerá em outras cidades da Diocese com outros grupos de jovens e crismandos.
Trilhando Horizontes é um projeto elaborado pelo Serviço de Animação Vocacional que, desde este ano, atua em conjunto com o Setor Juventude da Diocese, como pede o Sínodo “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, para que a Pastoral Juvenil e a Pastoral Vocacional elaborem atividades comuns.
As etapas foram realizadas uma em cada paróquia da cidade de Cruz Alta, e o SAV contou com a colaboração dos assessores adultos (tios) e assessores jovens (coordenadores e lideranças dos grupos) na elaboração e avaliação de cada etapa. Na primeira etapa se refletiu sobre o Projeto de Vida de Jesus; na segunda etapa, o Projeto de Vida do Jovem e na terceira etapa, a importância de ter alguém que acompanhe e oriente o projeto de vida.
Foi mais um passo para que a cultura do projeto de vida e do discernimento vocacional se difunda em nossa Diocese.

Por Eliseu Oliveira 
Assessor Eclesiástico SDJ 






Nenhum comentário:

Postar um comentário