HISTÓRIA DO SETOR JUVENTUDE DA DIOCESE


O setor juventude da Diocese de Cruz Alta surgiu logo depois da publicação do documento 85, Evangelização da Juventude, em 2008, que propunha que as dioceses organizassem um ambiente de partilha e articulação de atividades comuns entre os diversos carismas juvenis.
Em 2009, o bispo diocesano Dom Frederico Heimler e a coordenação de pastoral diocesana decidiram que os padres responsáveis pelos carismas juvenis na diocese, padre Márcio (pelo movimentos dos 72 Peregrinos), padre José Jantsch (pela Pastoral da Juventude) e padre Cleverson Portolan (pelo movimento de Emaús) iriam se reunir e pensar um projeto para o Setor Juventude Diocesano.
 No ano 2010 iniciam as primeira reuniões do Setor Juventude que tinha como assessor eclesiástico o padre Márcio Laufer. 

Em 2011 aconteceu o Congresso Diocesano Juvenil Vocacional, organizado pela coordenação diocesana do Setor Juventude junto com o padre Márcio. A assessoria do encontro ficou de responsabilidade do padre Neimar Schuster e da irmã Zenilde Fontes.

Em 2012 assumiu a assessoria eclesiástica do Setor Juventude o padre Tiago, que também era responsável pelo Serviço de Animação Vocacional. o Setor juventude começou a se organizar para a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceria em 2013 no Rio de Janeiro. Também neste ano aconteceu o primeiro Bote Fé, em Santa Maria, organizado pelo Serviço de Evangelização da Juventude conhecido pelo nome de "EaíTche". Em preparação à JMJ, uma Cruz Peregrina iniciou a visita às paróquias da diocese.
Em 2013 aconteceram diversas atividades em preparação à JMJ com semanas missionárias em muitas paróquias. A Diocese de Cruz Alta enviou representantes para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Em 2014 o Serviço de Evangelização da Juventude, em continuidade com a JMJ, começou a oferecer formação para os jovens das dioceses, organizando-os em assessores, articuladores e comunicadores. Nesse ano não havia um assessor eclesiástico, ficando na assessoria a leiga Jacqueline Gazzola e o seminarista Valdecir Zohler. Foi criado um nova coordenação do setor chamada de "comissão", reunindo os diversos carismas da diocese. Foi um ano que o Setor Juventude diocesano buscou formação junto ao Serviço de Evangelização da Juventude, participando de várias atividades em Porto Alegre.
No ano 2015, no dia 24 de maio, o Setor Juventude diocesano realizou o Curso de Dinâmica de Líderes, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, em Cruz Alta, momento em que os diversos tiveram a oportunidade de apresentar o seu rosto para os jovens da Diocese.

Neste ano aconteceu o segundo Bote Fé, na cidade de Porto Alegre.
O ano 2016 iniciou com uma viagem até a cidade de Aparecida, em São Paulo. Um equipe foi buscar a imagem de Aparecida que iria visitar todas as paróquias da diocese em preparação ao 300 anos de sua aparição. Esse evento estava previsto dentro do plano do "Rota 300".

Foi em 2016 que, após 12 anos, foi realizado novamente o Dia Nacional da Juventude que reuniu centenas de jovens na paróquia São Geraldo, em Ijuí. O DNJ foi uma sugestão do bispo Dom Adelar.


Na reunião do final do ano  se propôs um roteiro para grupos de jovens. Em 2016, padre Tiago Megier retornou à assessoria eclesiástica do Setor Juventude, auxiliado pelo padre Eliseu.
Em 2017, o setor juventude foi mais uma vez desafiado pelo bispo Dom Adelar para que houvesse mais formação em nível de Diocese. Para que isso se concretizasse, foi pensado em duas etapas do curso de assessores que teve como tema "processo de educação na fé" e "projeto de vida". No mês de outubro, aconteceu novamente o Dia Nacional da Juventude, em Salto do Jacuí, no módulo de dois dias. O primeiro dia foi marcado pelas missões dos jovens nas comunidades e o segundo dia, uma caminhada, missa e oficinas. Ao final, confeccionou-se a bandeira do setor reunindo a bandeira dos grupos de jovens existentes na Diocese.

No ano 2017, pela primeira vez foi realizado o Flash Mob que envolveu todos os grupos de jovens da diocese.
O ano 2018 foi o ano em que os jovens se desafiaram a caminhar mais de 30 Km na primeira Peregrinação da Juventude pela Paz, saindo de Pejuçara até a cidade de Cruz Alta. Foram mais de 8 horas de caminhada.


No início do ano, o setor juventude ofereceu uma camiseta personalizada para os crismandos e ficou pronto o tão sonhado roteiro para grupos de jovens. Neste ano aconteceu uma etapa do curso de assessores, na cidade de Ibirubá. Os jovens, mais uma vez foram desafiados para gravar o Flash Mob. Também foi um ano em que o Setor Juventude e o Serviço de Animação Vocacional se aproximaram e dali surgiu o projeto Trilhando Horizontes, que auxilia os jovens na construção do projeto de vida. O ano que vai acontecer o terceiro Bote Fé, na cidade de Parobé, Diocese de Novo Hamburgo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário