segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Setor Diocesano da Juventude participa de encontro regional



Durante dois dias, estiveram reunidos no Centro de Espiritualidade Cristo Rei - CECREI - em São Leopoldo lideranças de 14 Arqui/Dioceses do estado para o encontro de articuladores, comunicadores e assessores do Serviço de Evangelização da Juventude.

Da Diocese de Cruz Alta, a comunicadora, Andrinelli Kempf, a articuladora, Mônica Fischer e a assessora jovem, Elise Severo.
O encontro contou com a presença da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – CEPJ – representada pelo Bispo de Valença, Dom Nelson Ferreira e pelo Pe. Toninho responsáveis pelos encaminhamentos da Pastoral Juvenil a nível nacional.

Também estavam presentes, Dom Adelar Baruffi, Bispo Diocesano de Cruz Alta e Dom Adilson Busin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, ambos referenciais para a Evangelização da Juventude Gaúcha.

No sábado, (17), uma dinâmica inicial provocou a reflexão sobre o caminho percorrido pelos jovens em suas dioceses, a percepção de cada um como parte do processo e o envolvimento com a evangelização da juventude. A intenção, neste primeiro momento do dia foi de perceber que cada jovem tem uma história e uma caminhada eclesial diferente mas sempre em busca de um mesmo ideal.

Depois, foram trabalhados os desafios e pontos a crescer nas 8 linhas de ação do Doc. 85 que foram assumidas ao longo do processo pelo serviço. “Este é um forte apelo de retorno aos documentos da Igreja que balizam o trabalho com as juventudes (Documento 85 e Civilização do Amor), para redescobrir a beleza e a riqueza do trabalho das estruturas de acompanhamento (equipe de articulação, comunicação e assessoria) nos Setores Diocesanos da Juventude.” destacou o Padre Rudinei Zorzo, coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude.

Durante a tarde, Dom Nelson e Pe. Toninho apresentaram projetos e a visão sobre os processos de evangelização da juventude gaúcha e uma mesa redonda se formou para que a juventude pudesse tirar dúvidas e partilhar suas angústias e alegrias. “Fica o desejo de estreitar cada vez mais os laços com a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB para que possamos trilhar um caminho juntos, cada um na sua instância, na sua realidade, mas um caminho conjunto.” completou Pe. Rudinei.

O dia encerrou com um momento de oração na Capela onde os jovens depositaram aos pés da cruz todo o amor pelas juventudes retratados em um coração.

O domingo girou em torno do plano trienal 2018-2020 Em Missão Pela Vida que trabalha 5 eixos transversais: formação, missionariedade, estruturas de acompanhamento e que agora conta também com ecologia integral e políticas públicas.

Em seguida, as províncias eclesiásticas do estado se reuniram e destacaram as prioridades para a evangelização da juventude durante o ano. Também foi organizado o calendário de encontros de multiplicadores provinciais que serão realizados durante o ano.

Após comunicadores, articuladores e assessores se reunirem separadamente em suas equipes de trabalho e partilharem sobre projetos, anseios, dúvidas e conquistas, foi momento de levar a todos as inovações em cada âmbito para o triênio.
Ao final do encontro Dom Adelar ressaltou a importância da missão dos articuladores, comunicadores e assessores dizendo que todos são convidados a deixar seu perfume no caminho de evangelização.

Texto: Andrinelli Kempf/ Comunicação SDJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário