segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Lideranças juvenis diocesanas se reuniram no domingo


Articuladores, comunicadores e assessores da Diocese reuniram-se no último domingo, (25), para planejar e partilhar as ações seguindo o Plano Trienal 2018-2020 do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB que tem como eixos transversais Ecologia Integral e Políticas Públicas.
A manhã do encontro refletida a partir do tema: “Com Jesus crescer e amadurecer na fé e na vocação”, contou com um momento de espiritualidade promovido pelo Bispo Diocesano, Dom Adelar Baruffi. Ele ressaltou a importância de reconhecer-se parte da própria comunidade de fé e destacou a vocação batismal como um chamado à santidade e a formação de um projeto de vida.
Sobre esse processo, Dom Adelar indicou que devemos sempre confirmar e renovar o nosso projeto de vida e fez aos jovens o seguinte questionamento: “Que elementos devemos ter presente para um bom discernimento da vontade de Deus para o nosso projeto de vida?”. Já sobre a Palavra de Deus ele apontou: “Qual minha relação com a Palavra? Em que sentido ela me ajuda a crescer e amadurecer no caminho do seguimento de Jesus Cristo? Sinto-me comprometido em anunciá-la?” A manhã foi concluída com a Santa Missa celebrada pelo Bispo e concelebrada pelo Pe. Eliseu Oliveira onde foi revelado aos jovens Cristo transfigurado no tabor.
A tarde girou em torno do Plano Trienal que foi apresentado às lideranças diocesanas para que seja realizado um trabalho em unidade com toda a Diocese. Os dois eixos transversais:  ecologia integral e políticas públicas perpassam ainda outros eixos do processo como formação, missionariedade e estruturas de acompanhamento.
“Trouxe melhor entendimento para os grupos em si, e nos ajuda a realizar as atividades em unidade com todas as Dioceses.” Destacou Amanda de Góes, articuladora da região pastoral de Soledade. “É muito bom ter quem acompanhar e quem nos acompanha”, conclui ela, falando sobre a importância das estruturas de acompanhamento presentes na Evangelização da Juventude do RS 3.
As lideranças também realizaram um trabalho em grupo onde apontaram desafios e propostas para a vivência do Plano Trienal. Articuladores, comunicadores e assessores planejaram ações e traçaram metas para cada plano de trabalho. Para Giovana Picinini, integrante do grupo Conexão Jovem de Santa Bárbara do Sul, além de adquirir conhecimentos esse momento proporcionou aos jovens expor sua opinião sobre os diversos temas pertinentes a evangelização da juventude. “Uma oportunidade incrível”, ela destaca.
Dom Adelar Baruffi festejou a presença das lideranças no encontro: “É motivo de grande alegria a diversidade das expressões juvenis que se fizeram presentes em mais de 50 representes. Na diferença dessas expressões conseguimos verificar um caminho comum, um caminho de unidade.”
E completou: “É tempo de seguir a Jesus Cristo, ser discípulo Dele, viver a missionariedade e testemunhar a vida bonita que recebemos no batismo.” 

Texto: Andrinelli Kempf - Comunicação SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário