terça-feira, 24 de julho de 2018

3ª Escola Diocesana de Assessores reúne cerca de 50 participantes


No último domingo, (22), cerca de 50 assessores da juventude da Diocese de Cruz Alta estiveram reunidos na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Ibirubá, para a 3ª Escola Diocesana de Assessores. O encontro teve início com a Santa Missa celebrada pelo assessor eclesiástico do Setor Diocesano da Juventude, Pe. Tiago Megier onde todos foram acolhidos com grande alegria.
Já reunidos na sala de encontros da Paróquia, a Ir. Zenilde Fontes deu início aos trabalhos com um debate sobre as realidades das juventudes. Depois, os assessores fizeram uma revisão do caminho do processo de educação na fé à luz do Doc. 85 da CNBB Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas, já trabalhado nas escolas anteriores.
Em seguida, em grupos, os assessores debateram sobre o ministério da assessoria em suas áreas: funcional, pedagógica, pessoal, e as grandes questões das juventudes, no contexto social, na realização pessoal e na perspectiva de futuro.

Para a Ir. Zenilde Fontes que assessorou o encontro, esse foi o momento de visualizar a importância de acompanhar os jovens no processo de amadurecimento da fé e também um momento importante para pensar em como o ministério da assessoria perpassa o nosso projeto de vida. “Só podemos acompanhar o projeto de vida quando permitimos que outras pessoas nos acompanhem”, destaca.

À tarde, os assessores discutiram sobre a as alegrias, os problemas e os desafios do ministério da assessoria e foram feitos vários questionamentos acerca da formação integral do assessor. Após a discussão, os assessores foram convidados a uma reflexão sobre o projeto de vida. A compreensão, a idealização e a realização do projeto.

Para Adriane Coleraus, assessora do grupo JAAC da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ibirapuitã, o encontro foi fundamental para que se entenda qual o papel dos assessores. “Precisamos ser acolhedores e estar ao lado dos jovens, auxiliando no seu amadurecimento da fé. Não temos uma função, mas sim uma missão com a juventude.”, diz.
O encontro foi um momento muito especial na formação dos assessores da juventude da Diocese de Cruz Alta. Seguimos em missão pela vida.

Por Andrinelli Kempf
Comunicação Diocesana da Juventude



Nenhum comentário:

Postar um comentário